Sistemas Biomassa

Recuperadores de Calor / Biomassa

Sendo a biomassa uma fonte de energia renovável é de nossa obrigação dar-nos o seu devido valor. Embora que no processo da combustão da biomassa haja libertação de CO2, este não é considerado ou não é responsável pelos fenómenos conhecidos como o efeito de estufa e consequente aquecimento global.

Esta razão deve-se ao facto de durante a vida de uma árvore e no seu processo de fim de vida haja libertação de CO2, sendo assim é considerado que todo o CO2 proveniente da combustão com o seu devido aproveitamento, é considerado nulo.

Vários modelos destinados ao aquecimento central, servindo de apoio ao aquecimento de águas tanto de Energia solar como de outras fontes.

Os recuperadores de calor provaram ser sistemas eficazes no reaproveitamento de calor gerado pela queima de lenha.

Considerando que numa lareira convencional (sem recuperador), a eficiência global é de 5% e que numa lareira com recuperador pode ir até aos 70%, verifica-se que o recuperador é uma opção energeticamente mais correta.

É também importante considerar que em certos equipamentos comerciais, a redução do consumo de combustível (lenha) pode atingir os 60%.

Algumas das vantagens de uma lareira com recuperador de calor (fechado)
  • Eliminação de todos os inconvenientes de uma lareira a fogo aberto (tradicional), tais como: retorno de fumo, faíscas, cinzas, cheiro de queimado, vigilância constante, contacto directo com o fogo, combustão incontrolável, baixo rendimento calorífico, etc...;
  • Aquecimento por convecção - autonomia elevada;
  • Redução do consumo de combustível (lenha ou gás) em até 60% - aproveitamento de ar/água quente para outros ambientes.